CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Formação Docente Acadêmica e Política: saberes necessários ao profissional da educação

Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (1995). Especialização em Psicologia da Educação: ênfase em psicopedagogia preventiva pela PUCMinas (2001). Mestrado (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Professora na Universidade Federal de Ouro Preto. A área de interesse e pesquisa é Educação de Jovens e Adultos (EJA) com ênfases em história da educação, formação de educadores, alfabetização o material didático para esse público e nas práticas pedagógicas.

PALESTRA

Trabalho Docente: desafios em tempos de redefinição do estado.

JANY RODRIGUES PRADO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1999), é Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental pela UNEB (2001), em Gestão Educacional - UNILATUS (2011) e em Coordenação Pedagógica - UFBA (2016), e mestranda em Educação pela UESB . Atualmente é professora substituta do Departamento de Educação de Guanambi - Campus XII - UNEB, onde atua como professora do componente Pesquisa e Estágio, professora colaboradora do Subprojeto Laboratório de Práticas Pedagógicas/ Pedagogia Campus XII, vinculado ao PIBID/UNEB/CAPES e Pesquisadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE) Linha de Pesquisa: Linguagens e Práticas Pedagógicas e Formação Docente e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/GEPRÁXIS/CNPq) ; coordenadora pedagógica da rede municipal de Guanambi e professora de Língua Portuguesa - Ensino Médio do Colégio Nóbrega. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, identidade docente, didática, texto e produção de sentido e atualização linguística. Também teve experiência docente na Faculdade Guanambi.

LÍDIA DE TEIVE E ARGOLO

É doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (2012), mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (2007) e bacharel em Ciências Sociais - Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é professora assistente no Departamento de Educação, campus XII, da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência como pesquisadora em Sociologia da Arte com ênfase na literatura e na dramaturgia brasileira.

SÔNIA MARIA ALVES DE OLIVEIRA REIS

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1995), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998), mestra (2009) e doutora (2014) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Educação do Campo, Alfabetização e Letramento, organização do trabalho pedagógico e formação de professores.

OFICINA:

PRIMEIROS SOCORROS NO AMBIENTE ESCOLAR

MÁRIO JOSÉ PEREIRA JÚNIOR

Graduando em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia, atuou como Coordenador de Extensão da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência na gestão 2015/2016, Foi Presidente do Diretório Acadêmico de Enfermagem nas gestões 2015 a 2017, Atuou Como Coordenador Loco regional da Executiva nacional dos Estudantes de Enfermagem em 2016, foi Conselheiro Departamental no período 2015/2017, Atualmente é coordenador de comunicação da Executiva nacional dos Estudantes de Enfermagem, Membro da coordenação central de Estagio da UNEB, Monitor do Projeto " Saúde integral do adolescente.




Mesa:

Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: Qual o papel do professor(a)?



KLEONARA SANTOS OLIVEIRA

Mestranda em Educação (Educação e Tecnologia) pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional de Buenos Aires - UBA. Possui graduação Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XII (2008). Especialização: Psicopedagogia Clínica e Institucional (2009); Psicomotricidade Aplicada a Educação (2011); Docência do Ensino Superior (2011); Práticas Pedagógica Interdisciplinares (2015); Coordenação Pedagógica (2015); Gestão Educacional (2016). Professora Subst. da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XII, Guanambi - Bahia. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire - NEPE/UNEB. Coordenadora da Linha de Pesquisa Formação Humana e a Gestão do Cuidado na Educação - UNEB, Campus XII. Coordenadora Projeto de Extensão: Brinquedoteca - UNEB, Campus XII. Vice-coordenadora do Projeto de Extensão: O papel do educador frente aos transtornos da aprendizagem infantil - UNEB, Campus XII. Psicopedagoga Clínica no CECEAP. Tem experiência na área de monitoramento do PAR (Plano de Ações Articuladas) - MEC; Formação para Gestores Escolares (PROGESTÃO); Inclusão Escolar de alunos com necessidades educacionais especiais; Programas do governo Federal, como: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, Escola Ativa (Escolas do Campo); Implantação e Implementação de Conselhos Escolares Municipais; Implantação de Projeto Pedagógico da Escola e Programa Mais Educação.

Yonara Teixeira Rodrigues Cardoso

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2010), Campus XII, Guanambi. Foi educadora social e coordenadora do Projeto Social Tempero Verde no período de julho de 2005 a agosto de 2009. Foi Conselheira Tutelar de Guanambi de 2009 a 2012, Conselheira do FUNDEB no período de 2010 à 2012. É membro do Conselho Pastoral da Paróquia de Santo Antonio, membro do Conselho Pastoral Diocesano da Diocese de Caetité e Coordenadora Paroquial da Pastoral da Catequese e catequista de Crisma da Paroquia de Guanambi. Atualmente é chefe da divisão de atenção à criança e o adolescente da Prefeitura Municipal de Guanambi na proteção Social de média e alta complexidade. Coordenadora do Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e adolescentes. É membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança da criança e do adolescente. É articuladora do Selo Unicef no Município de Guanambi para o período de 2013 à 2016. Membro da comissão municipal para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação não formal em projetos sociais.

MESA:

"A brincadeira como fio condutor do processo de ensino e aprendizagem na creche e na pré-escola.

LEILA LÔBO DE CARVALHO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação Campus XII UNEB Guanambi. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB).Atualmente é professora efetiva de rede pública municipal de Guanambi e Vice-presidente do Conselho Municipal de Educação. Atuou como representante discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia no Conselho Departamental da Universidade do Estado da Bahia- DEDC XII e foi Coordenadora Geral do Diretório Acadêmico de Pedagogia na gestão 2013/2014. Integrante do Núcleo de Estudo Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE - UNEB)

Adriana Moreira Pimentel Teixeira


Professora de Educação Infantil e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II. Possui Graduação em Pedagogia pelo Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus XII, Guanambi (2002). Graduada em História pelo Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus VI, Caetité (2008). Professora concursada na Rede Pública Municipal de Caetité. Especialista em História na área de Política, Cultura e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Campus de Vitória da Conquista (2011). Em 2013, após exame de qualificação, realizou pesquisas para sua dissertação no Centro Interdisciplinario de Investigacións Feministas e de Estudos do Xénero - CIFEX da Universidad de Santiago de Compostela sob orientação da profª Drª Rita Maria Radl Philipp. Cursou e conclui o Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade na UESB (2012-2014) com publicação do capítulo Memória, Educación y Género: um estudio historiográfico de una mujer de elite en Brasil no livro Educación, Género y dinámicas sociales diversas en el contexto transnacional, Centro Interdisciplinario de Investigacións Feministas e de Estudos do Xénero de la Universidad de Santiago de Compostela, 2015.

PALESTRA:

"Educação Infantil: desafios frente ao contexto de crises e retrocessos de políticas públicas".

LARISSA MONIQUE DE SOUZA ALMEIDA RIBEIRO

Professora substituta na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XII - Guanambi. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista (2016). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié (2012). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Infâncias, crianças e práticas educativas. Faz parte do Núcleo de Estudos em Formação, Diferença e Subjetividade - NEFORDIS. Foi bolsista do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES. Participou do Grupo sobre Tecnologias na Educação e Novas Práticas Pedagógicas. Foi integrante do Grupo de Estudos Sobre Políticas e Gestão Educacional - GEPGE. Tem experiência em Coordenação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I e na área de Educação, com ênfase em Infância, Educação Infantil e Ensino Fundamental, Gestão Educacional e Currículo.

Mesa:

"Educação para a formação humana ou para o capitalismo"?

MARINALVA NUNES FERNANDES

Doutorado em Educação pela PUC/GO (2015), Mestrado em Educação pela PUC/GO (2011), Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia/Campus VI. Tem experiência em: Educação Básica, Cordenação Pedagógica. Faz parte das Linhas de Pesquisas: Estado, Políticas e Instituições de Ensino da PUC-GO, Educação, Linguaguem, Cultura e Memória da UNEB/Campus VI e Religião, Cultura, Educação e Sociedade UNEB/Campus XII. Discute os seguintes temas: Educação e trabalho, formação docente, política educacional e movimentos sociais.

Palestra

'Necessidades educacionais especiais: convivendo com o TDAH."

Maria Célia Malheiros knopp

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1976) e mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: professor, rep. sociais, hiperat. e indisciplina, surdo, aprendizagem de língua inglesa, interação,, educação, afetividade, representações sociais., afetividde, relação, professor-aluno e educação.

Mesa:

"Contos de fada em sala de aula: entre a mediação contextualizada e o lúdico"

SOLANGE MONTALVÃO DE OLIVEIRA

Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus VI - Caetité. Especialista em Língua Portuguesa pelo IAT/UNEB - Salvador. Mestre em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora auxiliar da UNEB - Campus XII -Guanambi e do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho - Guanambi. Leciona as disciplinas Laboratório de Leitura e Interpretação de Texto, Laboratório de Leitura e Produção de Texto (Curso Licenciatura em Educação Física), Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa (Curso Licenciatura em Pedagogia), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Ensino Médio).Integrante do grupo de pesquisa LINCE (UFBA) e do grupo de pesquisa NEPE (UNEB - Campus XII). Pesquisa na área de Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa como língua materna, Formação de professores de Língua Portuguesa, Experiências de leitura e escrita de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior.

Palestra:

"Diversidade e gênero em sala de aula: um diálogo possível"?

LUCIANO HENRIQUE DA SILVA AMORIM

Pedagogo licenciado pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Mestrando em Educação Brasileira - PPGE/ UFAL. Atua no Grupo de Pesquisa Currículo, Atividade Docente e Subjetividades - CNPq/UFAL em que pesquisa sobre currículo marginal, currículo oculto, criança, práticas sócio-culturais educativas e maiorias silenciadas. Foi Professor da Rede Estadual de Alagoas e da Rede Municipal em Maceió, lecionando no Ensino Fundamental. Coordenador Pedagógico do Projeto de Apoio a Crianças em Situação de Rua de Maceió - ERÊ, desenvolvendo atividade na Educação de Infâncias.

Oficina:
"Os jogos matemáticos na resolução de situações problemas".

SANDRA ALVES DE OLIVEIRA

Possui graduação em Pedagogia - Departamento de Educação de Guanambi - BA (1999), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII Guanambi, e professora de Matemática do Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira (Candiba-BA). Pesquisadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE) ? Linha de Pesquisa: Linguagens e Práticas Pedagógicas. Coordenadora de área do subprojeto ?Laboratório de Práticas Pedagógicas? ? PIBID/UNEB/CAMPUS XII. Coordenadora dos projetos de extensão: Jogos e Resolução de Problemas na Formação Matemática e na Prática Pedagógica; Alfabetização em Foco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em PEDAGOGIA, atuando principalmente nos seguintes temas: Escola e família; matemática e ludicidade; resolução de problemas na educação matemática; ensino de matemática na Educação Básica; linguagens e práticas pedagógicas; formação de professores.

ENCERRAMENTO

 Desafios e enfrentamentos na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental

ANA LÚCIA MANRIQUE

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP intitulado por "Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica (INEO)". Coordenou subprojeto da área de Ciências Exatas do PIBID-PUC/SP. Coordena projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010, "Desafios para a educação inclusiva: pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da matemática nas séries iniciais da educação básica". Participa como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2012, intitulado"Rede Colaborativa de Práticas na formação de professores que ensinam matemática: múltiplos olhares, diálogos e contextos", projeto em rede com a UFSCar, UFABC e PUC-SP. Coordena projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais, projeto em parceria entre PUC/SP e UFTM. É coordenadora local de projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral e Educação Inclusiva.

III ENCONTRO MUNICIPAL DE PEDAGOGIA (EMPED)
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora